Uma Iniciativa Logo Softplan

Quais as tecnologias utilizadas em uma cidade digital

2 min. para leitura 07/03/2018

Na série sobre cidades digitais já explicamos como funciona a internet gratuita e como a tecnologia pode melhorar a vida dos cidadãos nos municípios, principalmente nas áreas de saúde, educação, segurança e comunicação. Agora vamos apresentar quais são as tecnologias que permitem que a população use redes sociais, assista a vídeos, compartilhem imagens e áudio por meio de computadores, tablets e smartphones tanto na zona urbana quanto na zona rural.

3 tecnologias utilizadas em Cidades Digitais

Ponto-a-ponto ou ponto-a-multiponto – essas tecnologias utilizam rádios que funcionam nas frequências de 4.9 Hz, 5.4 Hz e 5.8 Hz. A ponto-a-ponto e a ponto-a-multiponto interligam as estações base entre si, possibilitando várias instalações dentro do município, inclusive em pontos mais remotos. O grande objetivo dessa tecnologia é atuar em lugares que precisam de conexão sem fio, como escolas, hospitais e centrais de monitoramento. A distribuição do sinal é feita a partir de um ponto central, que “espalha” a conexão para prédios e áreas públicas ao redor desse ponto. A taxa de transmissão da ponto-a-ponto varia de 7Mbps a 300Mbps, em cada camada de ligação de dados. Já a ponto-a-multiponto chega a 80Mbps para cada estação de radiobase. O alcance também é maior no tipo ponto a ponto, 200 km com visada direta, ou seja, quando não existem obstáculos entre os equipamentos. Na ponto-a-multiponto o alcance do sinal é de 15 km. É importante ressaltar ainda que para aplicar essas tecnologias no município é necessário utilizar apenas equipamentos homologados pela Anatel.

Wi-fi – talvez a Wireless Fidelity mais conhecida como wi-fi seja uma das tecnologias mais utilizadas para implementar a rotina de uma Cidade Digital nos municípios. Ela oferece uma conexão em alta velocidade e sem fios a uma frequência de 2.4 Ghz e 5.8 Ghz e uma taxa de transmissão de dados de 54 Mbps. No entanto, embora os gestores não precisem de licença de frequência da Anatel para distribuir o sinal, os equipamentos utilizados em sua instalação deve ser todos homologados pelo órgão. Além disso, para que a população possa navegar na internet utilizando essa rede pública, é necessário que seus aparelhos celulares e computadores estejam aptos a operar com essa tecnologia. Assim como a ponto-a-ponto e a ponto-a-multiponto a rede wi-fi funciona melhor com linha direta de visada.

Wimax – também se trata de uma tecnologia de banda larga que opera sem fio, porém tem um alcance mais longo do que as redes wi-fi e não necessita de linha direta de visada para seu pleno funcionamento. O seu uso é recomendado, principalmente, em grandes áreas urbanas em que a velocidade da conexão é essencial. A tecnologia wimax opera nas frequências 2.5 Ghz e 3,5 GHZ, seu alcance é de 5 km e a taxa de transmissão de dados chega a  75 Mbps para cada estação de radiobase.

Agora que você conhece algumas tecnologias que levam internet gratuita para as Cidades Digitais. Clique aqui e conheça nossos materiais educativos! Você pode também preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de entrada.