Uma Iniciativa Logo Softplan

Cidades Digitais: como a tecnologia na gestão municipal pode melhorar a vida dos cidadãos

4 min. para leitura 03/12/2019

O uso da tecnologia na gestão municipal representa um grande diferencial para a administração pública. Não só do ponto de vista do servidor público, mas sobretudo para o cidadão, que se beneficia da agilidade, da qualidade e da transparência da prestação de serviços essenciais. 

Então por que não adotar ferramentas tecnológicas que propiciem a inclusão digital das pessoas? Sabemos que existem desafios, tanto de recursos humanos quanto de materiais para a implantação de iniciativas inovadoras. Porém, as alternativas estão disponíveis e são mais acessíveis do que você pode imaginar. 

O conceito de cidades digitais passa pela instalação de redes e pontos públicos de acesso à internet, mas vai muito além. Envolve a otimização de sistemas de gestão que reduzem custos, tornam mais ágeis as soluções para o cidadão e oferecem confiança na lisura dos processos. Quer saber como? É o que vamos abordar neste artigo. 

Mudanças que a tecnologia na gestão municipal pode proporcionar 

Os municípios que investem em tecnologia elevam a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Os benefícios tangíveis podem ser observados na otimização dos recursos públicos, com a diminuição do uso do papel, e na melhoria da gestão de órgãos e entidades, oferecendo serviços on-line para o cidadão. 

Gestão de Obras públicas

A complexidade da gestão de obras públicas exige uma ferramenta que seja capaz de controlar, organizar e monitorar o andamento de cada etapa. Com isso, é possível ter mais transparência e eficiência. Todos saem ganhando: o cidadão, que usufrui do projeto após sua conclusão, e o servidor público, que realiza seu trabalho com mais agilidade e precisão. 

O Obras.gov, solução da Softplan, é um sistema completo para a gestão de contratos de obras públicas, desde a composição do orçamento até a entrega da obra. A solução é totalmente integrada e 100% web, ou seja, não requer custos de instalação e servidores.

Conheça as funcionalidades da solução:

  • Composição de Custos e Orçamentos;
  • Gestão de Contratos e Medições;
  • Diário de Obras;
  • Mapa Interativo de Obras;
  • Consultas Avançadas e Indicadores.

Fale com um de nossos especialistas para mais informações sobre o Obras.gov.

Fiscalização de Tributos

As novas ferramentas de controle de inadimplência do contribuinte em tributos municipais, como o IPTU, ISS, entre outros, facilitam a fiscalização e auxiliam no aumento da arrecadação de receitas para os cofres públicos. Isso reflete diretamente no investimento em melhorias nos municípios. 

Um grande ganho que a tecnologia proporciona às cidades é a recuperação de receitas adormecidas de ISS (Imposto Sobre Serviço). Graças a algoritmos que aplicam métodos determinísticos e/ou probabilísticos e à inteligência artificial, soluções como o InnovaCity Inteligência Fiscal, da Softplan, realizam o cruzamento de dados internos e externos, permitindo que o auditor tenha acesso a informações que indiquem possíveis inadimplentes. Com isso, os fiscais têm a fiscalização direcionada para os casos em que há risco efetivo de irregularidade, otimizando o trabalho.    

As informações são consultadas em mais de 20 fontes diferentes e alguns exemplos são dados cadastrados na própria prefeitura, na Receita Federal, em redes sociais e até mesmo em mecanismos de busca e comparadores de preços de estabelecimentos de turismo, no caso do setor de hotelaria. É possível enxergar também o resumo das declarações dos últimos meses, gráficos de emissão de notas fiscais, entre muitos outros pontos.  

Para saber mais sobre o InnovaCity Inteligência Fiscal, consulte os nossos especialistas.

Comunicação

Um dos principais gargalos da gestão pública é o trâmite de documentos em vias impressas. Com o uso de tecnologia na gestão municipal, é possível tornar este processo bem mais ágil e transparente, com economia de recursos. Uma solução que vem ao encontro desta demanda é a plataforma 1Doc, uma solução do portfólio de produtos da Softplan. Por meio deste sistema digital, é possível realizar o atendimento ao cidadão, a gestão documental e a comunicação interna para órgãos públicos. Desta forma, todas as secretarias, autarquias e departamentos ficam diretamente conectados aos cidadãos e às empresas contribuintes para resolver mais rapidamente as demandas do dia a dia. O sistema possui suporte aos mais diversos dispositivos móveis. 

Com o trâmite de documentos e processos realizados em meio digital, os gestores tomam decisões com mais agilidade e assertividade. Da mesma forma, os servidores podem ficar mais focados, com melhores ferramentas de trabalho. Já a população fica mais próxima da administração pública e mais satisfeita com os atendimentos que podem ser feitos via internet. Alguns benefícios da utilização do 1Doc para a comunicação e o atendimento em instituições públicas são: 

  • Economia em impressões;
  • Arquivamento de todos os documentos;
  • Total transparência;
  • Redução de papel;
  • Padronização da comunicação;
  • Numeração padronizada automática;
  • Respostas e encaminhamentos;
  • Simplicidade do sistema, totalmente intuitivo. 

Para saber mais sobre a 1Doc, fale com um de nossos especialistas

Transporte público

Cidades inteligentes são integradas, colaborativas, fluidas, e a mobilidade urbana é um dos pontos centrais deste conceito, pois permite o deslocamento dos cidadãos de um ponto a outro da forma mais eficiente possível. Portanto, a transformação digital utilizada para alcançar melhorias para o transporte público e a sua gestão torna-se essencial para integração de todos os envolvidos na busca contínua da melhoria na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

O software STIP, da Softplan, proporciona eficiência e agilidade na fiscalização e na regulação de serviços públicos. Conheça as suas principais funções:

  • Gestão de autos de infração, notificações, multas, defesas e recursos;
  • Centro de controle operacional;
  • Gestão do sistema de transporte de passageiros;
  • Gestão da regulação e da fiscalização do saneamento básico;
  • Acompanhamento de indicadores de regulação, fiscalização e operação.

Para conhecer mais sobre o STIP, fale com os nossos consultores.

Educação

A tecnologia permite o gerenciamento integrado das escolas à Secretaria de Educação do município. Quando uma cidade digital investe na informatização do ensino permite, por exemplo, que os alunos façam pesquisas no acervo da biblioteca, tenham experiência de aprendizado por meio de games, realizem matrículas on-line, acompanhem o resultado de matrícula e consultem notas. Além disso, a gestão digital permite a capacitação dos professores e facilita a gestão administrativa, como o controle de material de limpeza, escritório e merenda escolar.

Saúde

Quando o município investe em tecnologia na saúde simplifica a vida do cidadão, pois permite a marcação on-line de consulta e também a integração entre vários órgãos de atendimento emergenciais, como hospitais de pronto atendimento, bombeiros e defesa civil. Além disso, ainda possibilita a gestão e o monitoramento de medicamentos, que impede a retirada de remédios de uma mesma pessoa em diferentes postos de saúde, por exemplo. No ponto de vista administrativo, a tecnologia contribui para o controle do ponto de vista de médicos, enfermeiros e servidores, e também a adesão de novas ferramentas, como a videoconferência e a telemedicina.

Segurança

A tecnologia aplicada à segurança pública permite que câmeras de monitoramento sejam espalhadas pela cidade, órgãos públicos e pontos turísticos, garantindo a proteção do cidadão, do patrimônio e dos visitantes da cidade digital. Estas câmeras podem ser integradas com as centrais da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, possibilitando o envio de mensagens via internet para policiais que estejam de plantão.

Soluções como as apresentadas acima são totalmente alinhadas com a inserção de tecnologia na gestão municipal para a transformação destes espaços em cidades digitais. Um governo que busca transpor seus desafios com o apoio da tecnologia está pensando, acima de tudo, em proporcionar melhorias na qualidade de vida de seus cidadãos. 

Para entender melhor como estas soluções podem trazer benefícios para a gestão pública, fale com um de nossos especialistas.