Uma Iniciativa Logo Softplan

Smart City Fórum Floripa discute soluções para tornar as cidades inteligentes

1 min. para leitura 01/11/2018

Debater soluções inovadoras para melhorar a vida da população é o objetivo do Smart City Fórum Floripa. O evento é uma versão reduzida do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado anualmente em Barcelona, e aconteceu na sede Softplan, em Florianópolis, na última quarta-feira (31/10). Realizar o fórum na capital catarinense é uma forma de reconhecer a cidade, uma das cinco mais inteligentes do Brasil e referência nacional em ecossistema de inovação.  

Mais de 20 especialistas e atores da gestão pública compartilharam as suas experiências, casos de sucesso de cidades inteligentes no mundo, mostrando como podem ser aplicados para a realidade brasileira. “O maior desafio para a gestão pública brasileira é retomar a sua capacidade de investimento. Isso significa gastar melhor e arrecadar mais”, disse Marcelo Fett, que já foi secretário de desenvolvimento de Palhoça e que atualmente é Diretor de Relações com o Mercado da Softplan. 

Os temas mais discutidos foram: mobilidade urbana, governança digital, energias renováveis e bairros planejados. Empresas renomadas como a Renault, Hyperloop e a própria anfitriãSoftplan, compartilharam a sua visão de cidades inteligentes apresentaram soluções que podem colaborar com cidades nesse modelo.  

“Cidades inteligentes são aqueles que de alguma forma contribuem para resolver o problema do cidadão”, afirmou o Diretor Executivo da área de Gestão Pública da Softplan, Moacir Marafon. Durante o evento, a empresa apresentou o InnovaCity, solução que auxilia municípios na fiscalização de ISS, trânsito e posturas municipais, aumentando a eficiência e otimizando as receitas.  

Saiba mais sobre o evento: http://smartcityforumfloripa.com/