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Sistema de Gestão de Projetos Cofinanciados X Sistema de Gestão de Projetos

2 min. para leitura 12/02/2018

A gestão de projetos cofinanciados requer um detalhado controle para evitar erros no planejamento e nas informações e dados que compõem o projeto, que podem levar ao insucesso do programa. Para otimizar e ordenar os procedimentos, desde a preparação até a prestação de contas, é fundamental – e muitas vezes uma exigência do órgão financiador – a utilização de softwares de gestão, que concentram ferramentas desenvolvidas para controlar todo o processo.

No entanto, em muitos casos o gestor não contrata uma solução específica para gerir o projeto. Mas, afinal, é possível conduzir o projeto sem um sistema especifico? Sim, entretanto, não é uma maneira eficaz de gestão. O uso de planilhas, sistemas financeiros do estado/município ou sistemas genéricos de gerenciamento de projetos não atendem 100% da demanda dos agentes financeiros e dos próprios executores. Com esse cenário, frequentemente são informações errôneas são cadastradas e há problemas na geração da documentação exigida.

Conheça as diferenças entre um sistema especializado na gestão de projetos cofinanciados e sistemas genéricos de gestão de projetos

Sistemas de gestão de projetos

A gestão de projetos cofinanciados é uma especialização da gestão de um projeto normal, de infraestrutura ou outro segmento qualquer. Um bom gerente de projetos irá observar os controles necessários para atender todas as áreas de conhecimento que contemplam a gestão eficiente e eficaz, aplicando as boas práticas tão fortemente divulgadas. Entretanto, alguns controles devem ser adicionados nessa gestão para atender as necessidades específicas desse tipo de programa.

Há inúmeras opções de ferramentas para gerenciar projetos. Apesar de serem gratuitos, em sua grande maioria, não foram projetados exclusivamente para as necessidades dos gestores e é preciso combinar sistemas para alcançar o resultado desejado.

Sistemas especializados de gestão de projetos cofinanciados

Como já detalhamos em um post anterior, abastecer o sistema financiador com informações é uma exigência aos mutuários. Com um software específico o trabalho é mais ágil e eficaz, já que os parâmetros exigidos pelos bancos internacionais são seguidos. O acompanhamento de projetoatravés de Relatórios Gerenciais, por exemplo, pode ser realizado diretamente no sistema, que controla ainda todas as atividades a serem executadas no projeto, de acordo com a categoria de investimento prevista. Outros passos fundamentais para o desenvolvimento do processo são:

  • Registro do planejamento
  • Registro das aquisições
  • Registro das medições e despesas
  • Registro dos desembolsos
  • Registro da matriz de resultados

Por esses motivos, o uso de um sistema para a gestão de projetos cofinanciados é altamente recomendado. Somente com o apoio de um software especializado, o gestor terá todas as informações do projeto em um ambiente seguro e de fácil acesso aos dados. Você utiliza alguma ferramenta para gerenciar o programa cofinanciado? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.