Uma Iniciativa Logo Softplan

Produtividade e motivação: como estimulá-las no setor público

3 min. para leitura 19/02/2016

Produtividade e motivação são dois grandes desafios para os gestores públicos, pois estão ligadas diretamente com o nível de satisfação no trabalho e, portanto, com o atendimento nas demandas das organizações. Um artigo publicado na Revista ADMpg Gestão Estratégica identificou o ciclo motivacional como uma sequência de eventos que vão desde a carência de uma necessidade até a sua satisfação e retorno para o estado de equilíbrio. O texto aponta ainda que as pessoas possuem diferentes motivações e que elas ainda podem variar na mesma pessoa em diversos momentos da vida.

Já a pesquisa realizada com 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Otacílio Costa, em Santa Catarina, indicou que 80% dos profissionais acreditam que o ambiente de trabalho influencia na qualidade de suas ações e metade dos servidores afirmam que o ambiente de trabalho na secretaria favorece a execução das suas atividades diárias. O estudo destaca que os servidores públicos se sentiriam mais motivados se fossem realizadas melhorias em relação a remuneração dos cargos, valorização profissional, ambiente físico, apoio dos colegas de serviço, plano de saúde e agilidade nos atendimentos.

Satisfação, produtividade e motivação

A Teoria dos dois fatores elaborada por Frederick Herzberg defende que a motivação pode ser analisada por dois fatores: satisfação e a insatisfação. A primeira é incentivada por meio de atividades desafiadoras e está ligada às demandas atendidas pelo cargo. Herzberg chamou esse estímulo de Fatores Motivacionais, que despertam a sensação de satisfação por longos períodos e que aumentam a produtividade e a motivação do trabalhador.

Já a insatisfação, também chamada de Fatores Higiênicos, está relacionada ao ambiente de trabalho, como por exemplo, o espaço físico, a relação com os colegas, o salário e os benefícios sociais.

É importante ressaltar ainda que quem ganha com o aumento da produtividade e motivação dos servidores públicos é a população em geral, prova disso é que na pesquisa realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Otacílio Costa, um dos avanços apontados pelos servidores foi a agilidade de atendimento à população. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas para melhorar a produtividade e motivação de sua equipe e ainda aumentar a eficiência no setor público.

 

  • Saber ouvir: crie o hábito de fazer reuniões. Não interrompa a fala das pessoas, evite a tela do computador e esteja disposto a escutar o que cada um tem a dizer. Ouvir com atenção o que a equipe tem a dizer é uma boa ferramenta para aumentar a produtividade e motivação no setor público.Uma boa ideia nem sempre vem do profissional com maior grau de instrução ou com mais tempo de casa, ela pode vir do técnico, do estagiário ou das pessoas que atendem a população mais diretamente. Sempre que possível, coloque essas ideias em prática.
  • Cursos de formação: um dos tópicos abordados na Política Pessoal do Governo Federal se refere à mudança de foco nos cursos de formação. O artigo sugere que ao invés de investir em cursos caros com conteúdo acadêmico, as repartições poderiam oferecer palestras com gestores de cada área, o que daria um panorama geral da organização e reduziria o custo desses cursos. Além disso, o documento sugere a concessão de licença prêmio para os servidores com maior tempo de casa realizarem pesquisas de mestrado e doutorado, desde que o tema esteja relacionado ao seu trabalho na instituição. Os benefícios dessas mudanças não apenas aconteceriam na formação do servidor público, mas também aumentariam a sua produtividade e motivação, o que os tornaria mais focados em suas atividades diárias.
  • Melhorias no ambiente de trabalho: Como anda o espaço físico do seu setor hoje? As cadeiras são confortáveis? Existem materiais suficientes para execução das demandas?A temperatura da sala está adequada? É claro que nem sempre a solução desses problemas está na mão do gestor. Comprar móveis  e materiais depende de licitações e pode demorar meses para aquisição, mas talvez existam soluções mais simples para melhorar o ambiente de trabalho, como por exemplo a mudança de mesas e cadeiras de lugar. Converse com os servidores, com certeza eles terão ideias para melhorar o ambiente e deixá-lo mais funcional. Trabalhar em um ambiente confortável com boa iluminação e sem ruídos também estimula a produtividade e motivação da equipe.

O que você tem feito para estimular a produtividade e motivação em seu setor? Deixe sua experiência nos comentários e venha participar da conversa!