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Portal de atendimento ao cidadão: parte importante de uma prefeitura digital

2 min. para leitura 11/03/2018

 

O portal de atendimento é a ferramenta ideal para aproximar a prefeitura da sociedade, que passa a ter uma central de serviços totalmente digital disponível em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite. O principal objetivo do portal é levar para o ambiente digital os serviços já estabelecidos no atendimento presencial, dando mais autonomia para o cidadão e trazendo mais celeridade ao processo.

O cidadão passa a ter uma ferramenta especializada para solicitação de serviços e pode acompanhar todo o andamento pela internet, sem necessidade de se deslocar até a prefeitura. Com isso, o cidadão ganha mais comodidade para fazer seus requerimentos e a prefeitura passa a ter filas cada vez menores, agilizando o atendimento e trazendo mais eficiência na prestação de serviços à sociedade.

Para oferecer um portal de atendimento ao cidadão, a prefeitura precisa definir a lista de serviços que serão oferecidos via internet, bem como informações de como solicitar cada serviço, pré-requisitos para realizar a solicitação, documentos necessários, modelos de documentos a serem preenchidos pelo cidadão, entre outros. Além disso, é importante determinar qual o setor responsável pela análise de cada serviço, para que as solicitações sejam automaticamente direcionadas a ele.

A prefeitura pode continuar oferecendo alguns serviços somente no formato presencial. Nesse caso, o portal de atendimento funciona como um guia de serviços, onde o cidadão terá acesso a todas as informações relevantes, identificando os documentos necessários para abertura da sua solicitação, evitando deslocamentos adicionais até a prefeitura para levar documentos complementares.

Com os serviços definidos e configurados no sistema, a prefeitura já pode implantar o portal de atendimento na web. Mesmo não tendo os fluxos de trabalho mapeados e automatizados, já é possível obter excelentes resultados com a disponibilização do portal. O cidadão será o maior beneficiado e já perceberá resultados positivos com a modernização oferecida pela prefeitura.

O que é preciso para implantar um portal de atendimento?

Para tirar o melhor proveito da tecnologia e obter os benefícios desejados, a prefeitura precisa investir em uma solução completa para gestão de processos digitais. O portal de atendimento ao cidadão é apenas uma parte dessa solução, funcionando como porta de entrada para as solicitações de serviços pela sociedade.

Um sistema completo deve possuir funcionalidades como a central de tarefas do servidor (mesa de trabalho digital), armazenamento eletrônico de peças processuais, pasta digital de processos, pesquisa no conteúdo dos documentos, ferramenta para digitalização incorporada ao sistema, editor visual de fluxos de trabalho preferencialmente compatível com notação BPMN 2.0, automação de fluxos de trabalho para as classes processuais, entre outros.

Além da economia de tempo, o sistema ainda auxilia na redução do acúmulo de arquivos em papel. O impacto ambiental é menor, a agilidade na execução é maior, assim como a satisfação dos cidadãos.

Ao implantar o portal de atendimento a prefeitura oferece mais autonomia ao cidadão, que pode escolher o momento mais adequado para fazer suas solicitações. Tarefas simples como consultar débitos ou emitir certidões se tornam muito mais fáceis para todos os envolvidos no processo. Tudo com segurança e confiabilidade.

Agora que destacamos vários pontos relevantes sobre a implantação do portal de atendimento, você consegue detectar se a sua prefeitura já está pronta para implantá-lo? Fale com o nosso consultor e procuraremos te ajudar neste processo.

Foto: markusspiske/CC