Uma Iniciativa Logo Softplan

Obras públicas: por que este tema é importante e porque tratar dele aqui?

2 min. para leitura 02/03/2018

A execução de obras públicas é um desafio que requer preparação, desenvolvimento de um bom projeto, planejamento e rigorosos controles e fiscalizações da obra, desde o projeto até a sua  execução. Há muitos detalhes em cada fase do processo e é importante gerenciar corretamente o andamento das obras, que demandam composição de custos e preparação do orçamento, acompanhamento das medições, relatórios e indicadores para garantir que qualidade e prazos contratuais sejam cumpridos e os recursos públicos sejam empregados com eficiência. É fundamental que o gestor reconheça que o processo começa um passo antes – ainda na fase de planejamento e busca por recursos – por isso a íntima ligação da gestão de obras com projetos cofinanciados, uma das modalidades que gestores recorrem para a realização dos projetos.

Como já falamos aqui no portal, cada Organismo Multilateral de Crédito tem padrões pré-estabelecidos para a concessão de recurso, além de processos diferentes para a contratação e implementação de projetos. No entanto, todos os bancos são unânimes no quesito controle de dados: um sistema de gestão faz parte das exigências para manter em dia todos os relatórios, de acordo com a legislação pertinente, já que é preciso disponibilizar informações sobre a execução física dos projetos com uso dos recursos financiados. Há uma série de boas práticas a serem seguidas e que fazem da gestão da obra um quesito de suma importância para a prestação de contas da execução do planejamento e da aplicação financeira dos recursos.

Ao iniciar o gerenciamento de obras públicas, muitos gestores se deparam com uma infinidade de informações para administrar e, principalmente, manter atualizadas. É preciso gerar dados confiáveis e consolidados, que possam ser acessados com facilidade, além de otimizar os processos de gestão e de tomada de decisões. Como isso é possível? A informatização é uma opção segura, que agiliza e padroniza procedimentos, garantindo maior eficiência e redução de custos na gestão de obras públicas.

Agora você pode conciliar mais informações para a gestão de seu projeto. Acompanhe aqui no portal tudo sobre o gerenciamento de obras públicas e como conquistar um financiamento externo para executar o projeto. O que falta para você acompanhar com eficiência todo o processo? Ficou com dúvidas? Tem sugestões? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.