Uma Iniciativa Logo Softplan

Saiba como ter mais controle na medição de obra pública

3 min. para leitura 02/04/2019

A medição de obra pública pode ser um desafio para os gestores de projetos públicos. É com base nelas que serão feitas as aplicações de multas, solicitações, aditivos de prazo e valor, além de diversos outros pontos decisivos para o bom andamento de uma obra. Porém, por se tratar de um conjunto de atividades bastante complexo, os problemas podem aparecer. Informações desencontradas, valores desconexos e cálculos equivocados representam um risco, tanto para o órgão responsável quanto para as empreiteiras contratadas.

Alguns gestores não conseguem controlar com eficiência as medições, muitas vezes realizando-as apenas em planilhas eletrônicas (de Excel, por exemplo). Com este tipo de planilha, não há a segurança nem o controle necessário para garantir a boa execução da obra. Porém, já existem ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para sanar este tipo de problema e dar mais precisão às tarefas de medição de obra pública. Continue a leitura e veja de que forma isto é possível!

Melhorando a gestão da medição de obra pública

Quando uma obra começa a ser executada, o órgão contratante deve saber se o que foi contratado está efetivamente sendo cumprido, tanto sob o aspecto legal – seguindo o orçamento e as regras estabelecidas. A medição de uma obra pública é de total responsabilidade do fiscal de obras, que constata o andamento do cronograma e responde legalmente pelas informações apresentadas. O profissional é considerado o representante da Administração Pública e tem poder de decisão para corrigir falhas que possam ocorrer durante a execução do projeto.

Entre as suas atribuições, o fiscal deve manter os registros das medições sempre atualizados e sem equívocos. Se puder fazê-los diretamente do canteiro de trabalho, em tempo real, integrando estas informações a um repositório geral do projeto, a tendência é garantir uma maior fidelidade em relação ao estado atual da construção e, por consequência, mais eficiência à gestão do projeto de obra pública.

No entanto, ainda é comum vermos alguns profissionais de fiscalização trabalhando de forma analógica, utilizando planilhas eletrônicas ou mesmo anotando as informações apenas em formulários de papel. Mas já é possível mudar este processo. Ao usar ferramentas digitais automatizadas, a gestão otimiza a fiscalização e a medição de obra pública, ganhando eficiência, precisão, transparência e atualização de dados em tempo real.

São ferramentas específicas para obras públicas (software de gestão), que dão uma visão de ponta a ponta do projeto – desde a elaboração do escopo até a prestação de contas – e automatizam cálculos e registros. Este tipo de sistema faz, por exemplo, uma integração total da planilha orçamentária já aprovada (licitada e contratada) para a etapa da medição. Assim, estes números e as quantidades de materiais e serviços podem ser integralmente mantidos e seguidos à risca pelo fiscal durante a execução da obra.

Adotar um sistema digitalizado e automatizado específico para o gerenciamento de obras ainda traz ganhos diretos para a rotina do fiscal, que pode inserir dados diretamente do canteiro de trabalho, além de dar a toda a equipe uma visão global do andamento do projeto. Desta forma, o trabalho pode ser realizado em menor tempo, com maior eficiência e maior controle nos custos, desde o planejamento até a finalização da obra.

Ebook mostra como sistemas automatizados otimizam o processo

Para abordar de forma mais aprofundada o assunto, o E-Gestão Pública elaborou um eBook em que mostra como é possível ter mais controle e precisão na medição de obra pública com o uso de soluções digitais automatizadas. Você vai entender como um sistema inteligente ajuda a superar os desafios da medição e otimizar a gestão de contratos de obra pública. No material, você vai encontrar informações sobre:

  • Os desafios da medição de obra;
  • A atuação do fiscal;
  • Medição em tempo real;
  • Inclusão de aditivos;
  • Funcionamento de soluções digitais para otimizar a fiscalização.

Quer saber mais sobre soluções digitais para o gerenciamento e medições de obras públicas? Baixe o conteúdo gratuitamente clicando na imagem abaixo: