Uma Iniciativa Logo Softplan

Governo digital: qual o legado para as próximas gerações

2 min. para leitura 05/10/2016

O mundo passa por uma transformação digital. Já é possível controlar as câmeras de segurança, as lâmpadas e até as fechaduras de casa por meio de smartphones. Essas mudanças passam pelas indústrias de diferentes segmentos e também pelos serviços prestados pelo governo. Quem nunca ouviu falar nas Cidades Digitais? Elas visam aprimorar a saúde, a educação, a segurança e a arrecadação de tributos, tudo por meio da tecnologia. Tanto as empresas quanto o Governo Digital têm alcançado excelentes resultados e em ritmo mais acelerado. E os benefícios são ainda mais significativos para o governo, já que, ao propor serviços digitais efetivos, satisfaz as exigências dos cidadãos que querem uma administração responsiva, transparente e eficiente.

O Governo digital nos Estados Unidos

A GSA (US General Services Administration), dos Estados Unidos, que é responsável por oferecer serviços, equipamentos e suprimentos de TI para organizações governamentais e militares, criou o Serviço de Transformação Tecnológica. Essa nova ferramenta vai auxiliar as agências na construção, compra e compartilhamento de soluções tecnológicas e, portanto, servir como um catalizador para o Governo Digital. Além disso, ainda facilita a comunicação entre o governo federal e as agências para que elas também consigam criar suas próprias transformações tecnológicas.

O Serviço de Transformação Tecnológica é o primeiro passo para a próxima fase tecnológica do governo federal americano. O seu objetivo é criar uma administração mais inteligente e que forneça novas experiências e coloque o cidadão como prioridade. Dessa forma, essa nova ferramenta veio para construir uma fundação para que o governo digital se modernize cada vez mais.

Esse novo programa compreende os serviços oferecidos pelos Escritórios de Serviços do Cidadão e Tecnologias Inovadoras, o Presidential Innovation Fellows (Amigos da Inovação Presidencial, em tradução livre) e 18F. Desde suas fundações, os projetos oferecem serviços digitais inovadores e programas de liderança para parceiros federais. Além disso, têm aprimorado soluções tecnológicas especialmente para o suporte das missões entre as agências clientes. O Serviço de Transformação Tecnológica não apenas ajuda a repensar a maneira com que a tecnologia é utilizada na oferta de serviços aos cidadãos americanos, como também ajuda as agências que estão buscando por esse tipo de assistência.

O Governo digital no Brasil

Por aqui, o Governo Digital tem ampliado o seu alcance. Um exemplo disso é o Decreto 8.539, que prevê a tramitação eletrônica de documentos nos órgãos e entidades da Administração Pública federal, autárquica e também das fundações. A estratégia de governança digital brasileira visa oferecer os melhores serviços e ampliar a participação da sociedade nas políticas públicas.

Outro ponto importante a ser destacado é que o plano de governança digital é centrado no usuário e com o foco do cidadão, ou seja, todas as tomadas de decisão visam satisfazer as necessidades da população. Essa estratégia de Governo Digital brasileiro aumenta as chances de participação social e também permite que as políticas públicas e a inovação no setor público sejam feitas de forma colaborativa. Assim, a sociedade pode contar com uma administração mais transparente.

Afinal, quando os cidadãos são incluídos na construção de políticas públicas e serviços digitais oferecidos pelo governo, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

E você, lembra de outro serviço disponibilizado pelo Governo Digital? Divida conosco nos comentários abaixo!