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9 características de gestores públicos de sucesso

A vida de um líder não é nada fácil. Compromissos, problemas, metas, cobranças, urgências, gerenciamento da equipe e outras obrigações podem causar estafa e frustração, se não forem bem geridos. Porém, gestores públicos de sucesso devem levar em conta todos esses fatores e gerenciá-los de forma objetiva, para que a vida profissional e a pessoal não sofram com tanta demanda.

Que características possuem os gestores públicos de sucesso?

1.   Atuação em equipe

Logicamente, os gestores públicos de sucesso precisa saber atuar em equipe. A gestão não é nem idealizada e nem praticada individualmente. Portanto, é preciso planejar ações que integrem a equipe, deixando claro o valor de cada funcionário, suas tarefas, suas metas e seus objetivos. Realizar avaliações individuais e por equipe é outra ação necessária; importante também dar liberdade para que os funcionários avaliem o próprio gestor, para que ele saiba o que melhorar e como mudar. Claro que mesmo um gestor público de sucesso não agradará a todos da mesma forma. O importante é buscar o equilíbrio e ser sempre transparente e aberto a críticas.

2. Objetivos claros

Um gestor público de sucesso conhece os objetivos da organização em que atua e os concilia com as suas próprias metas. Além disso, ele compartilha sua visão com a equipe e propõe objetivos individuais e gerais, avaliando-os de tempos em tempos. Ele elabora também planos de trabalho, promove e incentiva a realização de cursos de aprimoramento relacionados às metas individuais e coletivas e mapeia competências.

3. Investimento em capacitação

Os gestores públicos de sucesso aposta na sua carreira, investindo em cursos de aperfeiçoamento e participando de eventos de sua área. Não só ele realiza essas ações, como também incentiva a sua equipe a realizá-las. Estar atualizado e em contato com outros profissionais do mercado resulta sempre em mais conhecimento. E conhecimento nunca é demais para um gestor público de sucesso.

4. Adaptabilidade

Não importa o setor, a instituição ou o cargo que ocupa, os gestores públicos de sucesso sabem se adaptar às regras e às particularidades de cada local. Ele sempre sabe o que fazer, quando fazer e para quem fazer. Cada organização tem sua própria cultura e ele consegue se adaptar facilmente a ela. Quanto mais experiências ele tiver, mais conhecimento terá e melhor saberá lidar com as dificuldades.

5. Reconhecimento de esforços

O gestor público de sucesso não apenas impõe metas, compartilha tarefas, avalia, etc. Ele também reconhece o esforço de sua equipe e dos profissionais individualmente. Seja enviando mensagens, falando pessoalmente ou brindando com algum presente, o importante é não apenas incentivar e cobrar, mas sempre reconhecer esforços.

6. Resiliência

Reconhecer que a pressão faz parte do jogo e saber jogar são características de gestores públicos de sucesso. O profissional resiliente entende que existirão momentos turbulentos – e necessários -, mas que eles passam e tudo volta ao normal. Para ele, os desafios não são problemas, mas… desafios!

7. Eficiência

A eficiência é uma das principais características de gestores públicos de sucesso. Especialmente em tempos de crise. É fácil ser um bom administrador em tempos de bonança, mas a competência se prova de verdade ao se gerenciar a escassez. É como diz o ditado em inglês: “A smooth sea never made a skillful sailor” (Um mar calmo nunca fez um marinheiro hábil). Por isso os gestores públicos de sucesso devem estar preparados para a crise, permanentemente buscando soluções criativas para “fazer mais com menos”.

8. Tomada de decisões

Uma habilidade essencial ao gestor público de sucesso é tomar decisões com agilidade e o tempo todo. Demissões, reduções de custos, inovação… são questões que precisam ser ponderadas frequentemente. Uma tomada de decisão é uma escolha. E uma escolha é feita de alternativas e informações. Para tomar uma boa decisão é preciso ter conhecimento suficiente e confiança no que faz.

9. Humildade

Um gestor público de sucesso precisa ter humildade suficiente para ouvir. Ouvir sua equipe, profissionais de sua área (e também de outros setores), professores, especialistas, etc. Mesmo sendo um administrador, ele precisa estar ciente de que também é passível de erros e que outras pessoas, mesmo em posições inferiores a sua na organização, podem ter mais conhecimento em determinados assuntos do que ele, ou mesmo um ponto de vista diferente que o auxilie a solucionar o problema em questão.

Você tem essas características? Precisa melhorar em algum quesito? Se quiser ser um gestor público de sucesso, faça uma autoavaliação e corra atrás das características nas quais você ainda não tem total domínio.

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