Uma Iniciativa Logo Softplan

Gestão pública inteligente: por que trataremos este tema?

2 min. para leitura 27/02/2018

A nova gestão pública é pautada pela rapidez e transparência nas ações. A proximidade dos órgãos com o cidadão vem consolidando o modelo de gestão que visa resultados mais eficazes, comandado por um gestor atento a novas exigências sociais. Por conta disso, novos conceitos de desenvolvimento de projetos demandam novas tecnologias e uma adaptação na administração de estados e municípios.

A gestão pública, cada vez mais, recorre a ferramentas e metodologias avançadas com o intuito de oferecer serviços de qualidade. Com essa adaptação, a gestão se tornou mais inteligente e moderna, com mais planejamento e estratégias que medem a performance da organização. Para isso, nada melhor que contar com ferramentas que monitoram as demandas em busca de eficiência. Há no mercado soluções especializadas que permitem a gestão digital de processos e documentos administrativos, voltadas ao gestor que precisa de agilidade para gerenciar grandes volumes de documentos, nos prazos e formatos exigidos pela legislação vigente.

Atualmente, a interação com o cidadão é muito mais rápida. Em algumas cidades, por exemplo, todo atendimento é online, o que permite a abertura e o acompanhamento de serviços e processos via web, além de disponibilizar informações úteis à população, desburocratizando parte do sistema.

Enquanto especialistas discutem como resolver os problemas de nossas cidades, a gestão pública precisa se modernizar, uma tendência que se reflete diretamente no bom desempenho das ações do governo. Assim como na iniciativa privada, é importante que o gestor público se valha de metodologias que o auxiliem a informatizar os sistemas e acelerar a redução de custos e insumos, bem como facilitar o controle dos processos administrativos por meio de dispositivos móveis. A discussão sobre inovação na gestão pública é recente, mas necessária para que a transparência das ações seja mais evidente.

Sem contar que a gestão pública inteligente tem relação com todos os temas que abordamos até agora no blog. Um financiamento externo precisa, por exigência dos órgãos de financiamento, ter processos transparentes e altamente controlados. O mesmo ocorre com obras públicas – afinal, é grande a demanda por transparência e eficiência por parte da população.

Por esse motivo, o tema gestão pública inteligente também será abordado no portal e-Gestão Pública. Acompanhe nossos próximos posts e conheça técnicas que tornam a administração do seu governo mais eficiente.