Uma Iniciativa Logo Softplan

Tecnologia aplicada à gestão de contratos públicos reduz obras paradas

4 min. para leitura 04/11/2019

Segundo reportagem do Correio Braziliense, mais de 14 mil contratos de obras públicas estão parados. Isso representa um montante de R$ 144 bilhões gastos sem retorno até agora. A grande maioria das obras está paralisada por decisões judiciais ou administrativas, o que quer dizer que houve, de alguma forma, algum tipo de problema na gestão de contratos públicos. 

Esta gestão de contratos de obras públicas é de responsabilidade do órgão que contratou o trabalho, tendo como objetivos o controle e o acompanhamento dos prazos e saldos contratuais, das cláusulas contratuais, entre outros. Já a fiscalização da execução da obra pode ser realizada pelo mesmo órgão que contratou, por um órgão de infraestrutura ou até mesmo por meio de contratação de empresa de fiscalização. Por isso, a importância de um sistema que permita a gestão integrada de ponta a ponta. 

O uso de tecnologias que otimizem a gestão de contratos públicos é um aliado para que as obras sejam entregues nos prazos estabelecidos, com o mínimo de aditivos de contratos possível, e sem necessidade de intervenção judicial. Saiba mais sobre estas ferramentas neste artigo.

Tecnologia para gestão de contratos públicos

O acompanhamento e controle de contratos públicos requerem a análise de uma série de dados e documentos pelos gestores das obras, desde o projeto, o orçamento, o Diário de Obras, etc. Como falamos, a tecnologia é uma grande aliada em todas estas etapas, unificando estas informações e tornando a análise muito mais simplificada, com acesso rápido e ágil.

O Obras.gov, software da Softplan desenvolvido especificamente para a gestão de obras públicas, é uma tecnologia que permite acompanhar e gerenciar todos os contratos de obras da entidade pública. A solução padroniza e otimiza os processos para que tudo ocorra dentro do planejado e, caso haja alguma falha no meio do caminho, ela possa ser contornada da melhor forma possível. O sistema traz uma série de benefícios para os gestores e servidores envolvidos nas tarefas. Veja alguns: 

Interação entre contratado e contratante

O Obras.gov é um software que disponibiliza um conjunto de funcionalidades, inclusive aplicativos exclusivamente criados para dispositivos móveis que estão integrados à aplicação central, com o objetivo de realizar a gestão do contrato. Permite que o fiscal do contratante, o engenheiro/representante da contratada e o gestor do contrato estejam conectados a qualquer hora, de qualquer lugar, acompanhando e monitorando o andamento da obra. O gestor e o fiscal também podem acompanhar as medições por meio de fotos, vídeos e georreferenciamento.

Transparência na prestação de contas

O software possibilita que o gestor disponibilize informações para que a sociedade acompanhe os recursos públicos aplicados. Isso é feito por meio do mapa de obras na internet, que apresenta informações sobre as obras em andamento e as já concluídas, além de dispor de relatórios sobre os investimentos realizados. 

Indicadores estratégicos

Indicadores estratégicos fornecem informações para que os gestores possam acompanhar e monitorar o andamento de seus contratos. Eles permitem visualizar investimentos e prever o desembolso de recursos financeiros. Realizam comparativos entre as ações previstas e as realizadas.

Módulos do Obras.gov

O Obras.gov é composto por 5 módulos que garantem uma gestão de ponta a ponta das obras públicas. Da composição do orçamento à entrega para a sociedade, as funcionalidades do sistema apoiam os gestores. 

Composição de Custos e Orçamentos

Permite a elaboração de orçamentos de obras públicas com base em referenciais de preços, com a possibilidade de importação das tabelas SICRO, SINAPI e ORSE, amplamente utilizadas para a definição de preços de referência para licitações de obras. Proporciona uma redução de até 80% do tempo para elaboração da planilha do orçamento e possibilita em poucos cliques a atualização dos preços de um orçamento a partir da publicação de um novo referencial.

Gestão de Contratos e Medições

Possibilita a gestão do contrato de obra pública, realiza o controle de aditivos, respeitando os limites contratuais e controlando valores, prazos e vencimentos contratuais. Oferece facilidade, agilidade e segurança no lançamento das medições, além do cálculo automático dos preços iniciais e de reajuste. Com isso, elimina-se a necessidade da utilização de controles paralelos e manuais no acompanhamento de contratos e fiscalização de medições.

Possibilita, ainda, o cruzamento de informações sobre o previsto em cronograma e o realizado por meio das medições, monitorando desta forma atrasos no andamento da obra.

Consultas Avançadas e Indicadores

Disponibiliza indicadores e consultas gerenciais, consolidando informações a respeito das obras por período, região, tipo de obra e situação do contrato, além de dispor de gráficos e formulários desenvolvidos para visualização em dispositivos móveis.

Diário de Obras

Permite registrar todas as informações referentes à obra, como condições climáticas por período, atividades executadas e ocorrências, e mão-de-obra e equipamentos utilizados na obra. Este registro é inclusive obrigatório em obras públicas, e está descrito na Lei de Licitações, no artigo 67, que afirma que a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da administração, que deverá anotar todas as ocorrências relacionadas à execução do contrato no Diário de Obras.

O Diário de Obras da solução Obras.gov é um aplicativo que pode ser usado em qualquer dispositivo móvel e sem conexão à internet (modo off-line). Possibilita o registro fotográfico da obra e a captura de suas coordenadas por meio do GPS do dispositivo.

Mapa de Obras

Apresenta informações sobre o andamento das obras em mapa georreferenciado, com recurso de visualização sobre o Google Maps, provendo transparência dos investimentos públicos para a sociedade.

O Obras.gov é um software completo que automatiza funções para que a tomada de decisões durante a execução do contrato de obra pública seja feita de maneira rápida e assertiva. Agora que você já conhece a nossa solução, consulte um de nossos especialistas para realizar um orçamento.

A gestão de contratos públicos inadequada – especialmente com relação à inclusão de aditivos – pode gerar problemas na execução dos projetos e, inclusive, causar sua pausa até que a Justiça a libere novamente. O Obras.gov ajuda a minimizar estes problemas e entregar a obra à sociedade da maneira mais efetiva possível. Para conhecer melhor o produto ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco.