Uma Iniciativa Logo Softplan

Como anda a relação entre o governo nos Estados Unidos e a inovação?

3 min. para leitura 06/09/2016

No ano de 2013, o presidente Barack Obama convocou uma reunião com sua equipe administrativa para orientá-los a criar uma agenda com medidas que tornassem o governo mais inteligente e inovador. O objetivo dessa medida é fazer com que o Governo Federal dos Estados Unidos se tonasse semelhante ao Vale do Silício ou uma grande empresa de tecnologia.

Os especialistas em Administração Pública acreditam que o segredo para alcançar a excelência nos serviços prestados para a população resida na capacidade de o gestor engajar seus colaboradores a usar a inovação. No entanto, as tentativas de Obama para deixar o trabalho em seu governo mais moderno e incluir as pesquisas e o desempenho dos órgãos públicos ao lado das empresas e do setor privado continuam falhando.

No ano passado, uma pesquisa realizada pelo Partnership for Public Service mediu a inovação organizacional no setor público. O estudou apontou que a modernização na força de trabalho nos órgãos públicos americanos tem diminuído nos últimos quatro anos: em 2014, houve um aumento de apenas 4,4 nas práticas de inovação do governo, totalizando 58,9 pontos de 100. Esse é o menor resultado desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2010. Além disso, a queda desses números coincidem ainda com a redução da satisfação dos agentes federais em executar suas atividades para o governo americano.

Por outro lado, os funcionários de empresas do setor privado qualificam suas organizações 14 pontos a mais do que os agentes federais. As áreas mais bem conceituadas por esses trabalhadores são o incentivo e a recompensa para a modernização e inovação no ambiente corporativo.

O presidente da Partnership for Public Service, Max Stier, acredita que  o governo federal é um grande espaço de aprendizado. “É importante reconhecer que enquanto os dados gerais estão reduzindo, existem importantes tarefas e boas experiências nas áreas de inovação acontecendo. No entanto, a história geral é desmotivadora.”

Líderes da Inovação em Governo

A NASA, o Departamento de Estado, o de Serviços de Saúde e Humanos, o Departamento de Comércio e a Força Aérea são as agências e departamentos com os maiores índices de inovação. A maioria desses órgãos aumentou o índice de inovação por meio de uma gestão eficaz e clima organizacional. A empresa Partnership for Public Service defende a ideia de que existe uma relação direta entre liderança efetiva e a produtividade no ambiente de trabalho.

No último ano, cerca de dois terços dos agentes federais entrevistados afirmaram não existir  reforço positivo em suas agências e departamentos por ideias criativas e inovadoras. Além disso, 46% reclamaram que a gestão não os motivou a desenvolver novas ideias e diferentes métodos para executar uma atividade. Mesmo diante desse cenário, 90% dos funcionários públicos americanos tentam implementar formas de tornar o dia mais produtivo e seu trabalho mais eficaz. Stier explicou ainda que o Congresso americano precisa se responsabilizar pela redução da inovação no setor público. O presidente da Partnership for Public Service acredita que a maioria dos colaboradores das agências americanas entendem que “se você executa uma atividade que não dá certo, existe uma consequência negativa nisso.

A NASA é líder nos índices de inovação entre as agências e departamentos americanos. A sua pontuação é de 76,7 do total de 100 pontos. Mas a instituição estimula as ideias criativa e conta com vários programas para motivar o pensamento criativo nas pessoas que trabalham lá.  O Centro de Excelência para a Inovação Colaborativa (Center of Excellence for Collaborative Innovation – CoECI, em inglês) é o responsável por esse projeto. Nele os colaboradores da NASA utilizam uma plataforma virtual que incentiva a colaboração entre os agentes. É possível, por exemplo, utilizar esse ambiente on-line para ajudar os colegas de trabalho em seus desafios diários. Outro ponto de destaque na política de apoio a inovação da NASA é que os ganhadores desses desafios ganham prêmios que podem ser desde de objetos assinados por astronautas até almoço com a gestão da agência.

Índice de Inovação (2014) das agências e departamentos dos Estados Unidos

  1. NASA  76.7
  2. State Dept.  65.9
  3. Commerce Dept.  63.9
  4. HHS  63.5
  5. Air Force  61.8
  6. EPA  61.1
  7. Navy  60.5
  8. Interior Dept.  60.1
  9. Office of Secretary of Defense  60.0
  10. Justice Dept.  60.0
  11. Army  59.5
  12. Transportation Dept.  58.7
  13. Treasury Dept.  58.2
  14. Social Security Admin.  58.1
  15. Agriculture Dept  57.7
  16. VA  57.7
  17. 17.Labor Dept.  56.3
  18. Homeland Security  49.4

Fonte: Partnership for Public Service