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O que preciso para melhorar o desempenho da equipe de servidores?

2 min. para leitura 15/06/2016

Engajar e melhorar o desempenho da equipe de servidores é um dos grandes desafios da Administração Pública para alcançar a eficiência e atuar com o foco do cliente. Os profissionais são convidados a implementar mudanças ao lado de seus gestores em um cenário que se modifica constantemente, seja pelo avanço da tecnologia, alterações na situação política do país ou crise econômica. Na cartilha As 40 perguntas mais frequentes dos empresários, organizada pelo Sebrae, os entrevistados dão algumas dicas para incentivar o time de colaboradores: praticar constantemente o feedback, reconhecimento dos funcionários, delegar responsabilidades e apoiar realizações, são algumas práticas para aumentar o desempenho da equipe. Para eles, o ambiente de confiança e compartilhamento entre os colaboradores é conseguido por meio de um árduo trabalho de liderança, capaz de conciliar os aspectos individuas dos profissionais com as expectativas da empresa e dos clientes.

Mas e no serviço público, como é possível investir em gestão de pessoas, melhorar o desempenho da equipe e clima organizacional com o objeto de atender cada vez melhor as demandas do cidadão? No artigo Política de pessoal do Governo Federal, Marcos Mendes traz algumas diretrizes para estimular à produtividade, evitar a admissão excessiva e facilitar a alocação mais eficiente dos servidores disponíveis, entre as propostas, estão o planejamento da força de trabalho e cronograma anual de concursos, a criação de mecanismos para ascensão funcional por mérito e a fixação de vencimentos por meio de comparações com o setor privado.

Abaixo, selecionamos algumas boas práticas que podem contribuir para o aumento do desempenho da equipe de servidores

Converse com sua equipe pessoalmente

É comum que o gestor tenha muitos compromissos fora do órgão público, mas procure conversar não somente por email, sempre que possível converse com os colaboradores pessoalmente. Conversar cara a cara contribui para o aumento do desempenho da equipe, pois faz com que os colaboradores sintam que a gestão se preocupa e faz parte das atividades diárias deles.

Participe dos projetos dos colaboradores

Após delegar uma tarefa a um servidor, acompanhe as atividades desenvolvidas por ele e forneça feedback regularmente. Sempre que tiver um tempo disponível, pergunte sobre o andamento dos trabalhos e ofereça ajuda. Quando um gestor é engajado, ele estimula a produtividade, envolvimento da equipe com os assuntos do órgão público e ainda favorece o aumento da melhora do desempenho da equipe.

Estimule a autonomia da equipe

Um gestor que centraliza as atividades e decisões não contribui para a otimização do desempenho da equipe. Dê liberdade para que os seus colaboradores consigam tomar decisões simples sem a sua ajuda. Olhando por um viés macroscópico parece uma decisão perigosa, mas é essencial encontrar um equilíbrio entre gerenciar as atividades e dar autonomia para que os servidores possam trabalhar sem a necessidade de pedir permissão para tudo.

Invista na comunicação interna eficaz

O time precisa falar a mesma língua. Verifique se todos estão entendendo as delegações de tarefas. Se os servidores não entendem o que tem que ser feito, ao invés de melhorar o desempenho da equipe, ficam frustrados. Estabeleça vários canais de comunicação, esteja disponível por e-mail, pessoalmente e, até, por telefone.

Mantenha a palavra

Se você prometeu algo para seus colaboradores, cumpra. Mas não faça prometa que não conseguirá cumprir. A confiança no gestor é um dos primeiros passos para melhorar o desempenho da equipe de servidores.

Agora que você já leu nossas dicas para melhorar o desempenho da equipe de servidores, saiba como as lições de Simon Sinek podem ser aplicados no setor público.