Uma Iniciativa Logo Softplan

5 cursos gratuitos de gestão pública na internet

2 min. para leitura 30/03/2016

Cursos de treinamento são importantes ferramentas de desenvolvimento estratégico em qualquer área de atuação. Eles ajudam os profissionais a adquirirem novas habilidades, reciclar conhecimentos e aumentar a eficiência e produtividade no trabalho. Esse quadro não é diferente na Administração Pública e para ajudar os servidores a investir na capacitação continuada e melhorar o atendimento à sociedade, separamos alguns cursos gratuitos de Gestão Pública.

Confira 5 cursos gratuitos de Gestão Pública

Noções de Gestão Pública –  A Prime Cursos tem vários cursos gratuitos de gestão e o de Noções de Gestão Pública aborda temas como princípios da Administração Pública, gestão de recursos humanos, anseios dos servidores públicos, gestão de pessoas por competências, entre outros. O treinamento oferece certificado com carga horária de 15 horas e tem registro do Ministério da Educação (MEC). Para assistir as aulas é necessário fazer cadastro no site e é preciso fazer uma prova ao final do curso para receber o certificado. Curso online de Gestão Pública – Essa capitação é oferecida pelo Cursos Iped e oferece diferentes opções de cursos: o gratuito tem carga horária de 20 horas e permite o acesso as aulas e a um certificado digital, mas a versão paga possui uma carga horária maior e oferece apoio pedagógico. Os temas abordados vão desde os básicos como as diferenças entre a Gestão Pública e a gestão privada, fundamentos da Gestão Pública para Excelência, passando pelos objetos da Lei de Responsabilidade Fiscal e, até, temas de gestão financeira, orçamentos e receitas públicas. Para assistir as aulas é necessário fazer um cadastro no site ou efetuar login com contas do Facebook ou G+. Cursos GesPública – O portal GesPública do Governo Federal oferece vários cursos gratuitos de gestão com ênfase nas ferramentas do sistema, nas modalidades a distância, presencial e semipresencial. Você pode clicar aqui e descobrir quais cursos são oferecidos para a sua cidade. Administração Pública – Os cursos gratuitos de gestão do Cursos Abrafordes visam preparar gestores e servidores públicos para melhor atender aos cidadãos. O curso de Administração Pública tem nove capítulos, carga horária de 45 horas, é gratuito e reconhecido pelo MEC. Os assuntos abordados variam entre: Administração Pública no Brasil, organização da Administração Pública e gestão de recursos humanos.

Outras plataformas com cursos gratuitos de gestão

Coursera: é uma plataforma de ensino que possui parcerias com várias instituições de ensino no Brasil e em outros países. Existem cursos gratuitos de gestão e em outras dez áreas de conhecimento, pagos e outros que são gratuitos, mas que cobram taxas para a emissão do certificado. Os treinamentos são oferecidos em português, inglês, espanhol, entre outras línguas. Algumas das instituições que fazem parte do portal são:  Stanford University, Universitat Autònoma de Barcelona e Universidade Estadual de Campinas. O Coursera disponibiliza alguns cursos gratuitos de Gestão de projetos como Princípios da economia no mundo; Mais eficiência, menos trabalho e Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais . Veduca: é a plataforma  de ensino da Universidade de São Paulo e conta com mais de 200 cursos online gratuitos, distribuídos em 21 áreas de conhecimento. Além disso, os cursos também são fruto de parcerias com instituições como Universidade de Brasilia, Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Entre os cursos do Veduca, podemos destacar: Ciência Política, Fundamentos da Administração e Ética. Agora que você já conhece vários sites para fazer cursos gratuitos de Gestão e Administração Púbica, pode também visitar nossa área de materiais educativos e investir em capacitação continuada.