Uma Iniciativa Logo Softplan

Curso online de gestão pública ajuda na formação continuada

3 min. para leitura 18/12/2015

Já abordamos aqui no e-Gestão Pública diferentes cursos de graduação, pós-graduação e capacitação que podem auxiliar quem já atua ou quem pretende atuar no setor público. Neste post, vamos abordar mais profundamente uma outra modalidade: o curso online de gestão pública (de graduação, pós-graduação, capacitação e qualificação, entre outros), que pode ser feito a distância, de qualquer local com acesso à internet e de acordo com a disponibilidade de tempo do profissional.

Quais são as vantagens de um curso online de gestão pública?

Como qualquer outro curso online, o curso online de gestão pública é propício a quem não disponibiliza de muito tempo. Para muitas pessoas ainda, realizar os estudos em casa, ou mesmo em outro ambiente, mas de forma individual, acaba sendo mais produtivo e prazeroso. E, ao contrário do que muita gente pensa, existem professores disponíveis para tirar dúvidas, até mesmo ao vivo, ou explicar mais detalhadamente algum assunto.

Para os gestores de instituições públicas, uma ideia é juntar os profissionais que estiverem com interesse em se atualizar, capacitar ou se especializar no próprio ambiente de trabalho, antes ou após o expediente, para realizarem um curso online de gestão pública e compartilharem a experiência, inclusive adaptando as abordagens para o local onde trabalham.

É importante ressaltar que, um curso online de gestão pública nada difere dos cursos presenciais no que diz respeito ao seu reconhecimento e validade. Os cursos online são apenas mais uma opção para quem quer aprimorar seus conhecimentos e subir na carreira. Um detalhe interessante a respeito dos cursos não presenciais, que poucas pessoas desconhecem, é que os alunos egressos desses cursos costumam ter um melhor desempenho no Exame Nacional de Cursos, conhecido como “Provão do MEC”, do que os alunos oriundos do modelo tradicional de ensino. Isso porque os cursos à distância exigem maior comprometimento e determinação dos alunos.  

Exemplos de cursos online

Uma boa opção de curso online de gestão pública,  por exemplo, é o de Tecnólogo em Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 1.600 horas de duração. O curso oferece disciplinas que fornecem ao aluno uma visão generalista de atuação no setor, por meio de disciplinas como:

·  Administração Geral

·  Gestão Financeira no Setor Público

·  Gestão de Contratos

·  Gestão de Programas e Projetos Públicos, entre outros.

Além disso, a FGV possui cursos a distância de atualização, como Captação de Fontes de Recursos para Municípios.

Outra instituição que fornece curso online de gestão pública é a ENAP – Escola Nacional de Administração Pública -, que divide os cursos em Formação Inicial para Carreiras, Desenvolvimento Técnico Gerencial, Pós-Graduação e Aperfeiçoamento para Carreiras. Além disso, há as grandes plataformas que unificam cursos online, inclusive gratuitos, de inúmeras instituições, como é o caso doVeduca (para cursos de instituições brasileiras) e do Coursera, com cursos em diversos idiomas.

A escolha de um curso online de gestão pública

É essencial que um gestor de instituição pública acompanhe as necessidades, afinidades e objetivos de seus funcionários. É preciso, ainda, auxiliar os profissionais no processo de planejamento de carreira. Incluir nesse processo a realização de um curso online de gestão pública é uma boa opção. Alinhar os objetivos do funcionário às necessidades da carreira dentro da instituição passa pelo acompanhamento e sugestão dos cursos a serem realizados por ele, muitas vezes, totalmente pagos pelo órgão público. É extremamente necessário que os cursos tragam retorno prático ao trabalho diário do profissional e não sejam escolhidos aleatoriamente.

Claro que um curso online de gestão pública não deve também ser imposto ao funcionário. É preciso pensar em todo o plano de carreira junto aos profissionais, compartilhando com ele ideias e sugestões e também recebendo feedbacks constantes. O trabalho de construção de carreira precisa ser conjunto, muito bem planejado e com objetivos muito claros, tanto para o funcionário quanto para a instituição em geral.