Uma Iniciativa Logo Softplan

Curso de gestão pública: como aprimorar a administração?

2 min. para leitura 20/11/2015

Para ser um bom administrador, a atualização profissional deve ser constante. Já indicamos alguns livros que podem ajudar a inspirar a construção de um trabalho mais eficiente, mas é fundamental ir mais além. Você já pensou em fazer um curso de gestão pública? Se já fez um, o que acha de se especializar na área? Quem atua ou quer atuar no setor, precisa investir no seu conhecimento e no de seus colaboradores, formando um time especializado e bem preparado para o atendimento ao cidadão.

Como um curso de gestão pública forma colaboradores mais capacitados?

Para tornar sua gestão mais eficiente e eficaz, o gestor precisará se cercar de profissionais capazes de auxiliar na construção de políticas públicas concretas e também de especialistas em diversas áreas para a execução de estratégias e planejamentos do governo, voltados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Para estimular esse processo, novas formas de gestão podem ser exploradas e devem ser estudadas. Como?

Cursos de graduação

Colaboradores bem preparados já passaram pelas discussões e aprendizados dos cursos de graduação. Além do curso de gestão pública, o poder público precisa de profissionais habilitados a desempenhar atividades em diversas áreas, como informática e administração, por exemplo. Um curso específico pode fazer a diferença tanto para o gestor quanto para um profissional de sua equipe. Em um curso de gestão pública, por exemplo, são tratados assuntos voltados ao setor, nos diversos níveis, fornecendo subsídios para um bom planejamento, elaboração e gerenciamento nas organizações públicas, orientando o gestor a atuar maneira ética. Cursos podem ainda despertar a criação de modelos inovadores de gestão, com soluções empreendedoras e criativas que podem ser adotas na administração pública.

Cursos de Capacitação

Cursos de curta duração também são indicados para a atualização profissional. Com eles é possível criar uma visão qualificada da gestão. A Escola Nacional de Administração Pública, por exemplo, oferece cursos gratuitos de desenvolvimento técnico-gerencial, facilitando o desenvolvimento de habilidades, de acordo com a necessidade, otimizando o desempenho dos servidores. Muitos desses cursos são modulares e podem ser encaixados no tempo disponível.

Cursos de Especialização/Pós-graduação

Incentive a equipe a escolher áreas de atuação e se aprofundar nelas, além de se aprimorar em um curso de gestão pública. Há no mercado inúmeras opções, até mesmo a distância, que tratam de assuntos como captação de recursos externos, gestão da Qualidade em Projetos Públicos e Avaliação de Políticas Públicas, por exemplo. Você pode estimular a participação em cursos de especialização/pós-graduação aliado ao plano de carreira da sua instituição.

A gestão pública passou por uma grande modernização desde a implantação de processos digitais e é recomendável que gestores e colaboradores estejam em sintonia para executar e atender, de forma planejada e sistemática, às necessidades do cidadão. Na sua gestão há incentivo para a capacitação e atualização profissional com a participação em um curso de gestão pública? Compartilhe a sua experiência.