Uma Iniciativa Logo Softplan

Como desenvolver uma cultura de inovação no setor público?

3 min. para leitura 06/02/2019

Otimizar processos, reduzir custos e aproximar os cidadãos dos seus governantes são os principais objetivos da transformação digital na gestão pública. O tema não é novo, mas continua ganhando relevância à medida que os gestores públicos vão incluindo mais ferramentas digitais nas instituições. No entanto, o processo de digitalização dos governos é complexo, e um dos maiores desafios é como criar uma cultura de inovação no setor público entre os servidores e colaboradores.

Esta questão é desafiadora porque envolve muitos elementos diferentes: os servidores, suas rotinas de trabalho, a introdução de novas ferramentas, as mudanças na forma em que processos são realizados e ainda na gestão dos times. Além disso, é necessário utilizar uma comunicação transparente e educativa, que deixe claro para o colaborador que as mudanças trarão benefícios a ele e ao órgão ou setor onde trabalha.

Ainda assim, mexer na rotina da equipe não é tarefa fácil para qualquer gestor. Por isso, neste post você encontra algumas ações práticas que auxiliam no processo de implementação de uma cultura de inovação no setor público, focando especialmente na introdução de novas ferramentas de gestão no dia a dia da equipe. Aproveite a leitura!.

Engajamento da equipe é fundamental para desenvolver cultura de inovação no setor público

Conseguir o envolvimento das equipes para que todos trabalhem juntos em prol de um governo mais eficiente envolve um trabalho contínuo, que começa pela forma como as informações são passadas. Por isso, a comunicação é fundamental.

Desde o início da implementação de um novo projeto, formato de gestão ou sistema, é recomendável comunicar a equipe um planejamento de todas as etapas do processo, assim, todos ficam ‘na mesma página’ e não são pegos de surpresa pelas novidades Realizar as mudanças de forma gradual é a melhor forma de engajar a equipe no processo e conquistar a confiança de todos.

Também é importante enaltecer os benefícios que a nova solução oferece. Deve-se deixar claro que a mudança vai reduzir o tempo desperdiçado, o retrabalho, melhorar a forma como os cidadãos experienciam o serviço e ainda valorizar o trabalho do servidor.

Também deve-se oferecer exemplos claros e que exemplificam de forma prática as melhorias, como a facilidade de buscar os documentos digitalizados, com apenas alguns cliques, ao invés de gastar horas buscando entre caixas de arquivos de papel. Assim, os servidores podem concentrar seus esforços em tarefas mais estratégicas e que valorizem sua capacidade.

Treinamentos promovem a cultura de inovação no setor público

Outro modo eficaz de inserir a cultura de inovação no setor público é investir em treinamentos e atividades que detalham as funcionalidades e vantagens dos novos processos ou ferramentas. Para esses casos, o ideal é que o conteúdo destinado à capacitação seja produzido em parceria com a empresa que irá fornecer a solução. Dessa forma, a comunicação é mais integrada, as dúvidas dos servidores sobre a nova ferramenta serão sanadas mais rapidamente e todo o processo de adaptação é otimizado.

A realização de workshops, inclusive, é uma ótima maneira de estimular a criatividade dos funcionários públicos porque oferecem elementos para que eles pensem em formas diferentes de resolver situações antigas. Além disso, promove networking e a integração entre os servidores.

Uma mudança de cultura, no entanto, não se limita à realização de treinamentos. Ela deve ser incorporada no dia a dia dos órgãos governamentais. Com ações simples, é possível atingir resultados significativos. Conversas presenciais ao invés de e-mails, feedbacks construtivos e constantes e incentivo à autonomia dos colaboradores são algumas delas.

Ebook reúne ações para implementar a cultura de inovação no setor público

Percebendo a importância deste assunto, o E-Gestão Pública, em parceira com a WeGov, construiu um eBook exclusivo com os elementos mais importantes no processo de conscientização dos servidores para uma transição tranquila e eficiente. São aprendizados que mostram como fazer uma verdadeira transformação digital na gestão pública, com pessoas interessadas, com visão de futuro e conectadas às oportunidades trazidas pelos avanços da tecnologia. No eBook, você vai encontrar:

  • Como criar uma cultura de inovação no setor público?
  • Fomentando competências: as pessoas no centro da gestão pública inovadora
  • Transformação digital na prática

Para saber mais sobre como implementar uma cultura de inovação no setor público? Baixe o conteúdo gratuitamente clicando na imagem abaixo!