Uma Iniciativa Logo Softplan

Contratos de obras públicas: vantagens de trabalhar com plataformas de apoio

3 min. para leitura 16/10/2019

A gestão de contratos de obras públicas é uma tarefa de responsabilidade do órgão público que contratou a obra e tem como objetivo o controle, o acompanhamento e a fiscalização da execução do projeto. Ou seja, a gestão do contrato consiste em verificar se as cláusulas assinadas pelo prestador do serviço estão sendo cumpridas e se a obra está sendo executada com qualidade. Estas cláusulas são estabelecidas na licitação da obra, com base na Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), e é no contrato que é definido o cronograma de entrega da obra e os recursos a serem investidos na sua execução.

Para que os gestores consigam acompanhar o contrato da obra pública, eles precisam analisar uma série de dados e documentos, desde o projeto, o orçamento, a licitação, até o acompanhamento da execução da obra. Para isso, eles contam com a tecnologia, que unifica todas estas informações e torna este trabalho muito mais simplificado, com rápido acesso e controle mais ágil.

A utilização de plataformas de apoio, como o Obras.gov, software da Softplan desenvolvido especificamente para a gestão de obras públicas, auxilia os gestores a acompanhar os contratos de obras públicas. Estas soluções padronizam os processos e gerenciam o alto volume de informações referentes à condução da obra. 

Neste artigo, vamos abordar os benefícios desta tecnologia e conhecer um pouco mais do software da Softplan.

Benefícios da tecnologia para a gestão dos contratos de obras públicas

Interação entre contratado e contratante

O Obras.gov é um software que disponibiliza um conjunto de funcionalidades, inclusive aplicativos exclusivamente criados para dispositivos móveis que estão integrados à aplicação central, com o objetivo de realizar a gestão do contrato. Permite que o fiscal do contratante, o engenheiro/representante da contratada e o gestor do contrato estejam conectados a qualquer hora, de qualquer lugar, acompanhando e monitorando o andamento da obra. O gestor e o fiscal também podem acompanhar as medições por meio de fotos, vídeos e georreferenciamento.

Transparência na prestação de contas

O software possibilita que o gestor disponibilize informações para que a sociedade acompanhe os recursos públicos aplicados. Isso é feito por meio do mapa de obras na internet, que apresenta informações sobre as obras em andamento e as já concluídas, além de dispor de relatórios sobre os investimentos realizados. 

Indicadores estratégicos

Indicadores estratégicos fornecem informações para que os gestores possam acompanhar e monitorar o andamento de seus contratos. Eles permitem visualizar investimentos e prever o desembolso de recursos financeiros. Realizam comparativos entre as ações previstas e as realizadas.

Módulos do Obras.gov

Composição de Custos e Orçamentos

Permite a elaboração de orçamentos de obras públicas com base em referenciais de preços, com a possibilidade de importação das tabelas SICRO, SINAPI e ORSE, amplamente utilizadas para a definição de preços de referência para licitações de obras. Proporciona uma redução de até 80% do tempo para elaboração da planilha do orçamento e possibilita em poucos cliques a atualização dos preços de um orçamento a partir da publicação de um novo referencial.

Gestão de Contratos e Medições

Possibilita a gestão dos contratos de obras públicas, realiza o controle de aditivos, respeitando os limites contratuais e controlando valores, prazos e vencimentos contratuais. Oferece facilidade, agilidade e segurança no lançamento das medições, além do cálculo automático dos preços iniciais e de reajuste. Com isso, elimina-se a necessidade da utilização de controles paralelos e manuais no acompanhamento de contratos e fiscalização de medições.

Possibilita, ainda, o cruzamento de informações sobre o previsto em cronograma e o realizado por meio das medições, monitorando desta forma atrasos no andamento da obra.

Consultas Avançadas e Indicadores

Disponibiliza indicadores e consultas gerenciais, consolidando informações a respeito das obras por período, região, tipo de obra e situação do contrato, além de dispor de gráficos e formulários desenvolvidos para visualização em dispositivos móveis.

Diário de Obras

Permite registrar todas as informações referentes à obra, como condições climáticas por período, atividades executadas e ocorrências, e mão-de-obra e equipamentos utilizados na obra. Este registro é inclusive obrigatório em obras públicas, e está descrito na Lei de Licitações, no artigo 67, que afirma que a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da administração, que deverá anotar todas as ocorrências relacionadas à execução do contrato no Diário de Obras.

O Diário de Obras da solução Obras.gov é um aplicativo que pode ser usado em qualquer dispositivo móvel e sem conexão à internet (modo off-line). Possibilita o registro fotográfico da obra e a captura de suas coordenadas por meio do GPS do dispositivo.

Mapa de Obras

Apresenta informações sobre o andamento das obras em mapa georreferenciado, com recurso de visualização sobre o Google Maps, provendo transparência dos investimentos públicos para a sociedade.

O Obras.gov é um software completo, que automatiza funções para que a tomada de decisões durante a execução dos contratos de obras públicas seja feita de maneira rápida e assertiva. Agora que você já conhece a nossa solução, consulte um de nossos especialistas para realizar um orçamento.