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Como o cidadão pode interagir com órgãos públicos?

2 min. para leitura 23/09/2015

A Lei de Acesso à Informação ampliou o acesso de cidadãos aos dados públicos e fomentou a criação e o aperfeiçoamento de canais de comunicação entre governo e sociedade. Atualmente, as pessoas podem interagir com órgãos públicos mais facilmente, graças à busca simplificada de informações em sites institucionais, em materiais de divulgação e até mesmo no balcão de informação de cada entidade.

O estreitamento da relação entre os órgãos públicos e o cidadão desmistifica a imagem burocrática dos serviços públicos e favorece a transparência e o controle social em todas as esferas governamentais. Os governos vêm melhorando as formas com as quais a sociedade pode interagir com órgãos públicos e acompanhar mais diretamente suas ações. Há múltiplos canais para fazer sugestões, denúncias e reclamações sobre a administração pública e seus agentes.

Como o cidadão pode interagir com órgãos públicos?

Portal de Atendimento ao Cidadão

No portal, é permitida, por exemplo, a solicitação de serviços, bem como o acompanhamento dos trâmites processuais em tempo real, totalmente online. É possível solicitar processos eletrônicos, consultar débitos e solicitar certidões.

Portal da transparência

O portal é uma das exigências da Lei de Acesso à Informação e torna mais simples ao público a obtenção de dados administrativos e financeiros relacionados ao órgão público. No portal estão disponíveis informações sobre a receita municipal, estadual ou federal recebida por cada entidade pública além de execuções orçamentárias, despesas, consulta sobre diárias, editais de licitação, quadro funcional, entre outros.

Ouvidoria

Pelo sistema da Ouvidoria, comum em muitas organizações, é possível registrar dúvidas, reclamações, denúncias ou qualquer manifestação referente à administração pública, de forma rápida e simples, por telefone ou no portal.

Mídias sociais

Utilizar as redes sociais para interagir com órgãos públicos é cada dia mais frequente. Presentes nas redes sociais, as entidades oferecem um diálogo rápido, simplificando a comunicação e resolvendo pequenas questões de forma ágil. A interação é em tempo real e o cidadão encontra links e conteúdo criado especialmente para acelerar a disseminação da informação.

Meios tradicionais

Os Serviços de Atendimento ao Cidadão utilizam meios bastante variados. Além do telefone, e-mail, carta, fax e até mesmo pessoalmente, é possível tirar dúvidas e saber mais sobre o poder público e sobre centenas de assuntos relacionados aos serviços oferecidos. Esse conjunto de mecanismos de informações faz parte do processo de transparência, indispensável ao progresso da gestão.

A sociedade está cada vez mais exigente e atuante, apontando falhas e oportunidades de melhoria. Facilitar o contato com os órgãos públicos trazmais agilidade, segurança e transparência aos processos de trabalho envolvidos na gestão administrativa e maior confiança para a população. Na sua cidade, como o cidadão pode interagir com órgãos públicos municipais? Conte para nós a sua experiência.