Uma Iniciativa Logo Softplan

8 apresentações do TED para inspirar colaboradores

3 min. para leitura 04/03/2016

Inspirar colaboradores a pensar fora da caixa não é desafio fácil em nenhuma empresa. Quando se fala do setor público, essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora, visto que, além das grandes responsabilidades que eles têm sobre a população, muitos trabalham desmotivados pelos entraves que o setor oferece ou mesmo acomodados pelo tempo de serviço. O TED é um evento que acontece em diversas partes do mundo e reúne pessoas para falar sobre experiências que tiveram e que servem de exemplo para outras. Para quem não conhece, trata-se de palestras curtas (a maioria com aproximadamente 20 minutos). A narrativa é envolvente e as histórias costumam ser bastante interessantes. A ideia é essa mesmo, inspirar. Pensando nisso, separamos oito vídeos que podem servir como incentivo para colaboradores dos órgãos públicos. O site tem muitos outros, vale explorar.

Acompanhe abaixo oito apresentações do TED para inspirar colaboradores:

1) Brian Goldman: Doctors make mistakes. Can we talk about that? 

Neste vídeo, o médico Brian Goldman fala sobre sua experiência em emergências de hospital. Ele reflete sobre como em algumas profissões é mais aceitável errar do que em outras. O vídeo pode inspirar colaboradores do setor público porque muitos deles, especialmente os que ocupam cargos mais altos, precisam lidar com a pressão de nunca errar já que, tanto na medicina quanto em alguns setores públicos, errar é praticamente inaceitável.

2) Paul Pholeros: How to reduce poverty? Fix homes  

Paul foi diretor da Healthabitat,  uma espécie de coletivo de pessoas que tiveram como objetivo inicial melhorar as condições de saúde de povos indígenas do sul da Austrália. O grande mérito do projeto foi constatar que os indígenas não precisavam de mais médicos, mas sim de melhores condições de habitação. O vídeo pode inspirar colaboradores a realizarem projetos semelhantes, mas também serve para outras áreas distintas da saúde pública ou habitação. A forma de pensar que ele sugere incentiva a olhar além do problema, mas procurar a causa para que ele deixem de existir.

3) Sean Follmer: Shape-shifting tech will change work as we know it  

Nossa forma de interagir com a tecnologia e também com as cidades está em constante modificação. Trabalhar no setor público essencialmente é lidar com pessoas, por isso é preciso estar atento sobre a forma que elas irão interagir com o mundo. Talvez a tecnologia proposta por Sean Follmer ainda esteja muito longe da nossa realidade, mas pode inspirar colaboradores a pensar sobre o lugar que vamos querer viver daqui a alguns anos.

4) Rodrigo Bijou: Governments don’t understand cyber warfare. We need hackers

Rodrigo destaca em sua apresentação uma realidade alarmante, mas a qual temos que lidar: com a internet, não ha barreiras para conflitos. Segundo ele, nenhum governo é capaz de impedir que grupos radicais se formem ou ataques virtuais tenham efeitos devastadores. Isso porque as novas tecnologias podem ser assimiladas mais rapidamente por pessoas e organizações do que as instituições públicas como polícia e ministério público, por exemplo, têm capacidade de reagir. O que podemos fazer então? Para ele, o poder está nas próprias pessoas.

5) Chris Urmson: How a driverless car sees the road

Esse vídeo é especial para inspirar colaboradores que trabalham com engenharia de trânsito, obras de rodovias ou assuntos afins. Chris é o diretor da Google responsável por projetar carros que dirijam sozinhos. Sim, já existem modelos em teste. Imagine os efeitos que essa tecnologia poderia ter em uma grande cidade.

6) Alison Killing: What happens when a city runs out of room for its dead  

O problema sobre a falta de lugar para enterrar os mortos é realidade na maioria das grandes cidades do mundo. Cemitérios estão se tornando um negócio e muitos lugares têm poucas leis em relação a isso. Essa é a reflexão que pode inspirar colaboradores não só a buscar soluções para o problema em si, mas também para tentar frear a tendência de tornar a morte um negócio.

7) Takaharu Tezuka: The best kindergarten you’ve ever seen

O arquiteto Takaharu Tezuka basicamente mostra a estrutura de um jardim de infância projetado por ele em Tóquio, mas as reflexões que promove são profundas e fazem pensar muito sobre a escola que temos hoje. A construção é circular, não tem paredes entre as turmas e o teto permite que as crianças corram em círculos de maneira interminável. A construção pode inspirar colaboradores da área da educação a pensarem sobre o porquê de algumas crianças se comportarem de maneira impaciente ou agressiva em ambientes fechados e silenciosos.

8) Tom Wujec: Got a wicked problem? First, tell me how you make toast

Reflete sobre a maneira que nosso cérebro funciona para resolver problemas complexos. Tom Wujec é designer e estudou a maneira com a qual as pessoas resolvem questões baseando-se nos desenhos que fazem para explicar os procedimentos para fazer uma torrada. A partir disso ele desenvolveu teorias sobre como o cérebro humano funciona e quais são as formas mais eficientes de solucionar grandes questões.

O que você achou sobre nossas dicas? Tem outras sugestões de vídeos para inspirar colaboradores? Conte para nós nos comentários