eBook: Guia para projetos com financiamento externo: como captar, gerenciar e reportar

A solução para que uma boa ideia saia do papel ou ainda, para que um problema encontre solução, pode estar em um financiamento internacional.

No entanto, muitos detalhes devem ser observados para atrair o investimento, desde a preparação do projeto até chegar ao subsídio propriamente dito – é preciso conhecimento e muita atenção nas etapas do processo e na documentação necessária. Mais além: é importante fazer um planejamento detalhado para obter financiamentos de organismos internacionais assim como prestar contas corretamente ao órgão financiador.

Confira neste material dicas para captar, gerenciar e reportar projetos com financiamento externo e garantir o sucesso de todo o processo.

Cada vez mais órgãos públicos (prefeituras, estados e união) vêm buscando apoio externo para o desenvolvimento de projetos cofinanciados. Até outubro de 2014, mais de US$ 2 bilhões foram investidos/emprestados por organismos internacionais como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsáveis por 17 dos 22 projetos contratados no país.